sábado, 30 de março de 2013

Avaliando seu condicionamento físico 4





DADOS E MEDIDAS PARA LEIGOS.
PARTE 4

Se você tem alguma dúvida o quanto você tem de porcentagem de gordura e não tem como medir com o adipômetro. Achei este esquema perfeito pra você ter uma idéia.






Na dúvida veja estes 2 quadros abaixo, são bem reais e práticos:


Porcentagem de gordura em mulheres: 




Porcentagem de gordura para homens:


 
Tenha base sempre no mais, exemplo: se você acha que esta com 30% pode apostar que esta com 35% ou mais,pois a maioria de nós tem uma distorção errada da nossa imagem no espelho,ou achamos que estamos muito gordos ou achamos que estamos lindos demais e não aceitamos a realidade.A ficha só cai quando muita gente começa falar a mesma coisa sobre nosso físico,ai a gente começa a aceitar e só assim tomamos atitude pra emagrecer.Valeu .


                                         Jefferson Alonso Cref: 036427-G/SP

 Personal Trainer e Professor de Musculação



Avaliando seu condicíonamento físico 3




DADOS E MEDIDAS PARA LEIGOS.
PARTE 3
Para saber como medir sua barriga em relação ao quadril é fácil. Pegue a fita métrica do lado em cm e passe fita sobre 2,5 acima do umbigo para saber a medida da cintura. Não deixe a fita dobrar ou ficar demasiadamente esticada. Para saber a medida do quadril, passe a fita ao redor das nádegas. É só dividir um valor pelo outro e comparar na tabela em relação a sua idade.






PCCQ =        CIRCUNFERÊNCIA CINTURA ( CM )
CIRCUNFERÊNCIA QUADRIL ( CM )

< 0,82 MULHERES E < 0,94 HOMENS. ( BRAY & GRAY, 1988; HEY WARD & STOLAR CZYIC, 1996 ). 
< 0,80 MULHERES E < 0,95 HOMENS. BRAY ( 1992 ).


                     CLASSIFICAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE A CINTURA E O QUADRIL


 

Applied Body Composition Assessment, 1996. –

Este teste teve sua convalidação no estudo de

Razão cintura/estatura com parado a outros indicadores antropométrico s de obesidade como preditor de risco coronariano elevado Danilo Ramos Haun, Francisco José Gondim Pitanga, Ines Lessa. Rev Assoc Med Bras 2009; 55(6): 705-11   



                                         Jefferson Alonso Cref: 036427-G/SP
 Personal Trainer e Professor de Musculação




















Avaliando seu condicionamento fisico 2




DADOS E MEDIDAS PARA LEIGOS.
PARTE 2

Quer saber como esta sua força abdominal? Então é só executar assim: tanto pra homem quanto pra mulher.






Caso não tenha ninguém pra segurar seus pés, é só apoiá-los ou prendê-los em algum lugar pra executar da forma correta. Sobe totalmente e desça totalmente. Também só será contado as execuções feitas corretamente.Faça o máximo que conseguir em 1 minuto e depois é só comparar na tabela abaixo.
 
 AVALIAÇÃO DA  RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA - Tabela do teste de Abdominal




                                          Jefferson Alonso Cref: 036427-G/SP


 Personal Trainer e Professor de Musculação














Avaliando seu condicíonamento físico 1



DADOS E MEDIDAS PARA LEIGOS.
PARTE 1

A maioria das pessoas sempre pergunta qual seria a medida ideal, como seria isso ou aquilo. Devido a isso peguei vários pontos de referências que são utilizados por fisiculturistas ou somente praticante de musculação, dentro e fora do Brasil.
Pontos práticos, pois lembrem-se mesmo se você tiver uma oportunidade de fazer uma avaliação física com um profissional gabaritado, o que seria mais recomendado e defendido por muitos autores, não se esqueça, não confunda biológica com exatas, pois mesmo a avaliação física com um profissional, não deixa de ser somente pontos de referências utilizado dentro de um sistema de informações baseadas em protocolos cientifico. Mas o que realmente importa é se seu objetivo condiz com aquilo com que você vê ou tem em mente, para o seu corpo.
Como saber se seu condicionamento esta legal ou não? Executar as flexões mantendo um punho de distância entre o chão e tórax ou podendo tocar o tórax no chão. Tente fazer o máximo de repetições possíveis em 1 minuto.  Homens com apoio das pontas dos pés no chão e mulheres com os joelhos apoiados no chão. Só será contado as repetições executadas corretamente.  
No fim é só comparar com a tabela referente a sua idade e números de repetições realizadas.





O objetivo é saber como esta o seu nível de força nos membros superiores. 
Daqui em diante você já tem um ponto de referência mais exata do seu condicionamento.



                                                      Jefferson Alonso Cref: 036427-G/SP
  Personal Trainer e Professor de Musculação









Treino e não emagreço, porque?






Provavelmente você deve estar errando na alimentação, pois se você esta acima do peso, esta em excesso tem o que perder (massa gorda ), seu corpo vai perder esse excesso com um bom treino e alimentação balanceada. 
Se não esta acontecendo isso e já passou 3, 4 ou 6  meses, provavelmente sua ingestão calórica esta alta, lembre-se mantenha sempre um déficit calórico, ou seja gaste mais do que você ingere ex: se treino e gasto 600 calorias dia, pós treino vou a um fast food como um lanche, batatas fritas, e um refrigerante, ingeri mais ou menos 1200 calorias, logo perdi 600 calorias treinando, mas ganhei as 600calorias e mais um extra de 600 calorias do fast food, logo você aumentou sua ingetão calórica diária só numa refeição e acumulou seu ganho calórico, logo esse excesso você guardara como gordura.
Lembre-se seu corpo vai perder o que ele acha que é excesso, depois de chegar ao seu objetivo, cuidado pra não ficar paranóico e continuar focando perda de peso além do que necessita, pois pode ser que você esteja entrando, em catabolismo muscular ou seja perdendo músculo e isso não é bom pois quanto mais músculo proporcional ao seu corpo você tiver, mais seu metabolismo basal (em repouso ) tem que trabalhar para manter a musculatura, logo utilizara mais gordura como energia.
Não esqueça, não se basei só no peso mas na sua perda de medida abdominal, pois peso na balança é relativo, massa muscular pesa mais que a gordura, logo se estabilizar a perda e começar a ganhar peso na balança mais as suas medidas abdominais estão mantendo ou diminuíram mais ainda isso é um bom sinal.
Você pode se basear na sua calça velha que você não usava mais ou pelo espelho você já pode ter uma noção real da diferença no seu corpo. Caso você não tenha disciplina, procure fazer uma avaliação física e uma avaliação nutricional, com essas avaliações você levará para o seu professor e ele poderá personalizar melhor seu treino, tendo dados mais científicos, podendo nas futuras avaliações físicas fazer uma comparação do seu progresso com mais eficácia.
Não fique na duvida, aborde seu professor e veja o que ele acha, não acredite no que os leigos dizem, converse com um profissional gabaritado que tenha consciência no seu trabalho e se preocupa em te orientar da melhor forma.Boa sorte!
Personal Trainning e Professor de Musculação
Jefferson Alonso Cref: 036427-G/SP    



Objetivos na Musculação






Os principais objetivos desenvolvidos na musculação:
           Percebi que no nosso dia-a-dia os alunos iniciantes não sabem muito bem o que querem desenvolver ao treinar na musculação, ou melhor, tem uma idéia, mas nem sempre sabem expressar o que querem para seus professores, e geralmente os professores não conseguem traduzir entre o que o cliente diz com o que ele tem em mente.
Logo observando isso ao longo dos anos, resumirei as finalidades ou objetivos da musculação e pra que serve cada objetivo, esclarecendo assim de um modo simples, o que a musculação pode fazer pelas pessoas, independente de seus objetivos.
Estética: Desenvolvimento e manutenção da estética corporal.
Terapêutica: Correção e reabilitação, estabilização de desvios posturais, articulações, e orgânicas etc.
Profilática: Prevenir desvios posturais e distúrbios oriundos de hipocinésias que seria diminuição da atividade funcional de cada organismo juntamente com as lesões atléticas.
Preparação Física: Desenvolver e aprimorar as qualidades físicas relacionadas as estruturas relativo a correlação entre os nervos e os músculos ou mais conhecidos como estruturas neuromusculares.
Competitiva: Levantamento básico, Olímpicos e Fisioculturistas e como eu sempre digo; essa é outra realidade pois estamos falando de atleta.
Grupos Especiais: Aplicada na infância e na adolescência, 3ª idade, hipertensos, cardiopatas, diabéticos, gestantes, etc.
É importante salientar que todos os objetivos ou finalidades citadas acima possuem uma correlação direta com a melhora da qualidade de vida, desde que sejam respeitados os princípios de treinamento desportivo que seriam: individualidade biológica, especificidade, sobrecarga progressiva, continuidade. Lembrando sempre que dentro desses objetivos, estaremos sempre desenvolvendo qualidades físicas, como Endurance que seria um aeróbio na musculação,RML que seria resistência muscular localizada,Hipertrofia seria ganho de músculo proporcional ao seu corpo,Força Máxima ou Pura que é muito bom pra quem pratica esportes como: Judô, Greco romana, Jiu-Jitsu, e Força Explosiva que aumenta a precisão de explosão muscular nos esportes como: Futebol, Natação, Corrida curta distância, Vôlei.

Professor de Musculação e Personal Trainer
Jefferson Alonso – CREF: 036427 – G/SP.


Referência Bibliográfica:
Portal Educação; Curso Musculação do Iniciante ao Avançado.
ARAÚJO FILHO, Ney Pereira de. Musculação aplicada à ginástica localizada. 3ª ed. Londrina Midiograf, 1994.
BARBANTI, Valdir José (1979). Teoria e prática do treinamento esportivo. São Paulo: Edgard Blücher LTDA.
BITTENCOURT, N. Musculação: Uma Abordagem Metodológica. Rio de Janeiro: Editora Sprint, 1984.
BOMPA, T. O. A Periodização no Treinamento Esportivo. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2001.
BOMPA, Tudor O. Treinamento de força consciente. São Paulo: Phorte, 2000.
DANTAS, Estélio H. M. A prática da preparação física. 4ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 1998.
FLECK, Steven J. Kraemer, William J. Fundamentos do treinamento de força muscular. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.
GUEDES JÚNIOR, Dilmar Pinto. Musculação: estética e saúde feminina. São Paulo: Phorte, 2003.
GUEDES JR., Dilmar Pinto (1998). Personal training na musculação - Rio de Janeiro: Ney Pereira






Problemas na coluna



Sua Coluna e seus problemas posturais

Como sempre digo, se podemos simplificar porque complicar né ?
Esse artigo é pra termos uma idéia mais real do que é Escoliose, Cifose, Lordose de uma forma simples e direta, pois estas são os problemas posturais mais comuns.
Quando seu Médico ou seu Fisioterapeuta ou mesmo seu professor de Educação Física citar estes nomes você vai entender melhor o que eles querem dizer.




A- Hiperlordose: é um aumento da curvatura da cervical ou da lombar. Pessoas com aumento da curvatura da lombar (hiperlordose) muitas vezes apresentam dor, por excesso de trabalho dos músculos posteriores lombares, ou por encurtamento dos músculos anteriores do quadril, ou na maioria dos casos por fraqueza do abdome. Ou seja, é necessário um equilíbrio entre os músculos de quadril e lombar. O fisioterapeuta é apto a avaliar esse equilíbrio quadril-lombar. Resumindo em geral o bumbum é em excesso empinado para trás, causando dores na lombar.

B- Escoliose ou atitude escoliótica: A escoliose é uma alteração na coluna tridimensional em que existe a rotação e inclinação da vértebra. Muitas vezes são observadas a olho nu curvaturas na coluna, naquele clássico exame de inclinação do tronco para frente, em que são observadas regiões de um lado da coluna mais salientes em relação ao outro, isso realmente pode ser uma escoliose ou apenas uma atitude escoliótica. A atitude escoliótica é um desequilíbrio muscular de um lado da coluna em relação ao outro gerando a curvatura, muitas vezes pode ser algum hábito postural errado e nada que uma reabilitação postural não resolva. Se realmente for uma escoliose é necessário uma avaliação radiológica para obter esse diagnóstico. Resumindo sua coluna parece um “s”.

C- Hipercifose: é um aumento da curvatura da coluna torácica. Pessoas muito tímidas, altas apresentam essa postura. A hipercifose normalmente está acompanhada dos ombros enrolados para frente e anteriorização da cabeça. É bastante comum encontrar pessoas que tenham hipercifose com dor na cervical, porque a coluna forma um “C” acentuado, se a cabeça acompanhar a coluna teria que olhar para o chão, mas é necessário olhar para frente, assim os músculos posteriores da cervical trabalham excessivamente. Resumindo seus ombros são caídos para frente formando uma letra “C”.

Retificaçãoé a diminuição significativa das curvaturas, ou seja, quando esse indivíduo é observado de perfil não existem as curvas normais da coluna. Muito comum de acontecer na cervical por muita atividade dos músculos posteriores. Resumindo você precisa urgentemente alongar muito e fortalecer posteriormente.

No fim das contas todos nós temos esses pequenos desvios, uns em menores graus, outros em maiores. O que importa é que mesmo que você tenha estes desvios, e eles não te causem dores e nem limitações físicas, então pode ficar tranqüilo.
Mas devido a má postura diária e o sedentarismo excessivo, o desconforto poderá aumentar. Se caso isso ocorrer procure seu médico ortopedista.
Provavelmente seguindo os protocolos de reabilitação ele te pedirá um raio x, se não acusar nada e o desconforto for muito grande, provavelmente ele te pedirá uma ressonância magnética, após o laudo você deverá procurar um fisioterapeuta para corrigir sua postura com um RPG, PILLATES etc, para posteriormente você ingressar numa academia responsável com profissionais gabaritados e conscientes que estão em ordem com o CREF( CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA) para seguir um treinamento de fortalecimento e alongamento para manutenção da  sua postura.
Boa Sorte. Espero ter ajudado.

            Jefferson Alonso CREF: 036427-G/SP
Professor de Musculação e Personal Trainer



Referências Bibliográficas:

1- JOÃO, S. M. A. Avaliação Postural. Disponível em: WWW.fm.usp.br/fofito/fisio/pessoal/isabel/biomecanicaonline/pdf/Postura.

2- Kendall, F. P.; MCCREARY, E. K.; e PROVANCE, P. G. Músculos, provas e funções. 4 ed. São Paulo: Manole, 1995. 453p.


MUSCULAÇÃO NÃO EMAGRECE? QUEM DISSE?



 
Infelizmente a maioria da população brasileira tem conceitos sobre atividade física ultrapassada, pois mesmo hoje em pleno século 21, as pessoas ainda acreditam que só quem faz atividade aeróbia (natação, hidroginástica, correr na esteira pedalar na bicicleta ergométrica etc) consegue emagrecer, o que a maioria ainda não sabe é que o próprio Dr.Cooper reconheceu que seus estudos estavam errados sobre atividade aeróbia com ou sem impacto e hoje também é um defensor da pratica da musculação.O mesmo pregou os benefícios do treino aeróbio por mais de 25 anos, logo na cabeça das pessoas perca de peso esta relacionado com corrida como ganho de massa muscular esta relacionado com volume (Fisioculturistas).   
Acho que vamos precisar de mais uns 25 anos para as pessoas darem o valor necessário para os benefícios da musculação bem orientada, mesmo tendo pesquisas desde a década de 70 e atualmente tem muito mais, mas mesmo assim as pessoas acham que musculação só serve pra inchar os músculos (volume), então só pra mudar alguns conceitos sobre a atividade física, fique sabendo que a musculação queima muito mais gordura que o aeróbio, pois o grande diferencial é o desequilíbrio muscular (fadiga) que ela vai proporcionar ao corpo, gerando uma maior queima principalmente pós treino.
Lembre-se praticar só atividade aeróbia faz você perder muito músculo e pouca gordura, assim você ficara uma pessoa magra e flácida porque perdeu peso em músculo, o que não é viável. Assim perca gordura aumentando a massa muscular proporcional ao seu corpo mantendo um treino progressivo e uma reeducação alimentar.
Quando você perde massa muscular (peso na balança) você desacelera seu metabolismo basal (de repouso) e sua queima se da com mais lentidão, lembre-se para ter o resultado faça musculação ou outra atividade com peso para estimular sua massa muscular e mescle com uma atividade aeróbia para que você queime tanto na hora como depois do treino, não se baseie somente sua “perda de peso” na balança porque ela não leva em consideração seu peso em massa muscular, gordura, ossos. Foque perda de medida abdominal e diminuição da gordura visceral, é ela que mais traz malefícios a sua saúde consequentemente na sua estética.
O mais importante é, não faça musculação só por modismo, o importante é você se manter ativo, sair do sedentarismo e fazer a modalidade que você se identifique mais para que você tenha prazer no que faz, assim você conseguira manter uma rotina e uma progressão continua, seu coração e sua saúde agradece.
Procure seu professor de musculação e tire suas dúvidas, não acredite em tudo que você ouve ou lê na mídia. Tire duvidas com um profissional gabaritado que fique sempre atualizado, assim você tendo varias opiniões dos profissionais da área de Educação Fisica você pode  chegar num consenso, e mudar esses conceitos errados sobre as atividades físicas. A pratica da atividade física não é tão simples como as pessoas acham, precisa ter uma boa freqüência, usar seu bom senso, não colocar metas imediatistas ou fazer dietas extremas.Boa sorte.

            
Personal  e  Professor de musculação 
Jefferson Alonso                                           
Cref:036427-G/SP


O QUE TODO MUNDO DEVERIA SABER SOBRE ATIVIDADE FISICA e ALIMENTAÇÃO





      O OBJETIVO DESSAS DICAS É SIMPLESMENTE CONSCIENTIZAR AS PESSOAS A FAZER         UMA ATIVIDADE FISICA COM RESPONSABILIDADE E SABEDORIA.
        NÃO ESQUEÇA: EXISTEM VARIAS VERDADES, VIVA AQUELA VERDADE QUE CONDIZ COM  AQUILO QUE VOCE ACREDITA, QUE SEJA COMPATIVEL COM O SUA PERSONALIDADE E SUA REALIDADE.


DICAS SOBRE ATIVIDADES FISICAS
1-       PROCURE FAZER ATIVIDADES FISICAS PARA PREVENIR DOENÇAS .
2-       FAÇA UMA AVALIAÇÃO FÍSICA ANTES DE COMEÇAR.
3-       COMECE DEVAGAR, SEM PRESSA, EM OBTER RESULTADOS RÁPIDOS, NÃO TENTE “COMPENSAR O TEMPO PERDIDO” ISSO É UTOPIA NOSSO CORPO NÃO FUNCIONA ASSIM.
4-       PROCURE PROFISSIONAIS GABARITADOS, FORMADOS EM EDUCAÇAO FISICA E CREDENCIADOS PELO CREF, COM CONSCIENCIA SOBRE SUA PROFISSÃO PERANTE A SOCIEDADE.
5-       TENTE SABER SEU BATIMENTO CARDIACO MÁXIMO E SUA ZONA DE SEGURANÇA DE  60% a 80%bpm
6-       APRENDA COM EXATIDÃO A EXECUÇÃO DO MOVIMENTO DE CADA EXERCÍCIO E SEUS NOMES PARA QUE VOCÊ SEJA INDEPENDENTE DENTRO DA ACADEMIA, POIS AS VEZES O SEU PROFESSOR PODE ESTAR MUITO OCUPADO COM ALUNOS INICIANTES, LOGO NÃO PODERÁ FICAR O TEMPO TODO A SEU LADO.
7-       CASO ISSO ACONTEÇA, E VOCÊ TIVER DUVIDAS PROCURE O PROFESSOR, NÃO FIQUE ESPERANDO ELE VIR ATÉ VOCÊ.
8-       LEVE SEMPRE UMA TOALHA DE ROSTO E UMA GARRAFINHA DE AGUA.
9-       PROCURE SEMPRE UMA ACADEMIA OU CLUBE ONDE VOCÊ SE SINTA BEM, E TENHA SEMPRE VONTADE DE VOLTAR.
10-   TRABALHE SUA AUTO-MOTIVAÇÃO, NÃO FIQUE ESPERANDO MOTIVAÇÃO EXTERNA POIS SÓ ASSIM VOCÊ PODERÁ AGIR COM ATITUDES SENSATAS.
11-   TREINE PELO MENOS 3X POR SEMANA, NUM HORARIO QUE VOCÊ SINTA QUE TEM MAIS DISPOSIÇÃO, RESPEITANDO SEU RELÓGIO BIOLÓGICO.
12-   CHAME UM AMIGO OU AMIGA POSITIVA(O) PARA TREINAR COM VOCÊ , É MAIS MOTIVANTE.
13-   CONHEÇA A SUA GENÉTICA, NÃO COLOQUE METAS IMPOSSIVEIS DE ALCANÇAR, TENHA BOM SENSO.
14-   CONHEÇA O SEU BIOTIPO, ECTOMORFO, MESOMORFO,ENDOMORFO.
15-   USE ROUPAS CONFORTAVEIS PARA MALHAR, E NÃO PARA DESFILAR.
16-   PROCURE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ SE IDENTIFIQUE-SE.
17-   DE PREFERÊNCIA ALTERNE EXERCÍCIOS AERÓBIOS COM ANAERÓBIOS.
SE NÃO ESTIVER BEM PARA MALHAR, TREINE LEVE, MAS NÃO FALTE AOS TREINOS. DURANTE E APÓS O TREINO VOCÊ LIBERARÁ ENDORFINA QUE É UM DOS HORMÔNIOS QUE FARÃO VOCE RELAXAR DIMINUINDO O ESTRESSE,CANSAÇO FÍSICO E PSICOLÓGICO. POR ISSO QUE DIZEM POR AI QUE QUEM MALHA É + FELIZ, E VIVE COM + QUALIDADE. COMPROVADO CIENTIFICAMENTE.
18-   USE CALÇADOS ADEQUADOS.
19-   DURMA: O SONO É DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA PRA SUA RECUPERAÇÃO MUSCULAR, POTENCIALIZANDO SEU GANHO DE MASSA PROPORCIONAL AO SEU CORPO E AJUDANDO NO SEU EMAGRIMENTO.


  

DICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO
20- SIGA UMA DIETA RECOMENDADA PELO SEU NUTRICIONISTA.
21- ALIMENTE-SE DE ACORDO COM SUAS POSSIBILIDADES E NÃO FAÇA EXAGEROS NAS DIETAS E EXERCÍCIOS.
22-DE PREFERENCIA DE 6 A 8 PEQUENAS REFEIÇÕES POR DIA E MALHE PELO MENOS DE 40 A 60 MINUTOS DE 3 A 5X POR SEMANA. TREINE NUM HORARIO QUE VOCÊ SINTA QUE TEM MAIS DISPOSIÇÃO, RESPEITANDO SEU RELÓGIO BIOLÓGICO.
23- NÃO FAÇA DIETAS MALUCAS OU TREINOS “RECEITA DE BOLO”, POIS SE TIVESSE SOMENTE UM TIPO DE TREINO OU DIETA QUE DESSE RESULTADOS, VOCÊ NÃO PRECISARIA DE PROFESSORES GABARITADOS E NEM FAZER UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR ESPECIFICA PRA VOCÊ .
24- SÓ TOME SUPLEMENTOS INDICADOS PELOS NUTRICIONISTAS OU MÉDICOS. LEMBRE-SE SUPLEMENTOS NÃO SÃO ANABOLIZANTES.
25- COMA MUITAS FIBRAS, TOME MUITA ÁGUA, COMA ALIMENTOS QUE SEJAM NATURAIS E QUE CONTENHAM PROTEINAS E CARBOIDRATOS NA MEDIDA CERTA. COMA FIBRAS ANTES DOS PRATOS PRINCIPAIS E NÃO COMA TOMANDO EXCESSO DE LÍQUIDOS.
26- COMA PELO MENOS 1H ANTES DO TREINO, NÃO VÁ SEM COMER, VOCÊ PODE TER UMA HIPOGLICEMIA. SE NÃO DER CONVERSE COM SEU PROFESSOR, VEJA O QUE ELE INDICA E TENTE SEGUIR.
27- ACHE ESTRATÉGIAS PARA QUE VOCÊ POSSA MUDAR SUA ALIMENTAÇÃO E TREINOS, SEM PERDER OS NUTRIENTES DOS MESMOS E NÃO FIQUE SÓMENTE TENTANDO DIMINUIR SUA INGESTÃO CALÓRICA.
28- CORTE O EXCESSO DE CARBOIDRATOS A NOITE, MAS NÃO FIQUE SEM COME-LOS, DE PREFERENCIA A CARBOIDRATOS DE BAIXO INDICE GLICEMICO (diminui a produção de insulina saciando assim por mais tempo seu apetite), E DE UM MODO GERAL PRIORIZE TAMBÉM ALIMENTOS TERMOGÊNICOS (alimentos que aceleram seu metabolismo potencializando assim sua queima de gordura), ALIMENTOS DIURETICOS (ajudam na diminuição da retenção liquida) diminuindo seu inchaço corporal.

      LEMBRE-SE ESSAS SÃO APENAS DICAS BASÍCAS E SIMPLES , COMO SEMPRE DIGO CADA CORPO É UM MUNDO, LOGO CUIDE BEM DO SEU MUNDO.

             Jefferson Alonso Cref 036427-G/SP 
 Professor de Musculação e Personal Trainer


MUSCULAÇÃO PARA ADOLESCENTE





            A musculação, contrário do que muitas pessoas dizem ou acham é muito mais benéfica e menos lesiva para o adolescente e o publico em geral do que atividades de impacto ou em grupo.
A preocupação dos pais se deve a falta de informação e conceitos errados que ainda estão embutidos culturalmente, por ex:Musculação interfere no crescimento?Resposta: Mentira não há embasamento cientifico dizendo isso, pelo contrario, estimula a produção do GH (hormônio do crescimento) nas crianças adolescentes e também serve como queimador de gordura para os adultos principalmente no período noturno onde a liberação desse hormônio é maior.
Nos dias atuais, qualquer atividade física é benéfica, pois estamos caminhando, para que nossas crianças e adolescentes cresçam cada vez mais obesos e doentes sem a prática da mesma.
Pais, não se preocupem com o ganho de massa. As pessoas falam em ganho de massa como se fosse fácil ganhar assim de um dia para o outro. O adolescente ou qualquer pessoa ganhara massa proporcional dentro da sua estrutura óssea e do seu histórico genético, junto com treino e alimentação adequada pra esse objetivo.Não confunda ganho de massa proporcional ao seu corpo com ganho de volume que os fisioculturistas tanto desejam como objetivo competitivo, são realidades diferentes.
A musculação além de fortalecer, vai ajudar no emagrecimento, melhorar postura, socialização, além de ser terapêutica, pois ela ajuda a diminuir as lesões, principalmente adolescentes que jogam futebol, basquete, lutas etc.que são esportes de contato. A musculatura ficando estável e fortalecida passa a proteger mais as articulações.
A musculação só vai ser maléfica quando o adolescente treina em excesso, fazendo execuções de forma errada, focando somente o lado estético esquecendo o lado da qualidade de vida. Dependendo do tamanho anatômico da criança ou adolescente não seja suficiente para se adaptar aos aparelhos, caso esse seja o problema o professor terá que adaptar os exercícios com um trabalho mais personalizado com um personal fazendo exercícios com halteres usando o próprio peso da mesma em alguns exercícios utilizando elásticos etc.
O importante é que a musculação pode ser usada tanto para condicionar, emagrecer, ganhar peso (massa magra) sempre lembrando que deve-se aliar uma alimentação saudável mediante orientação da sua nutricionista e de um professor de educação física preparado para atender todo tipo de público e que seja credenciado pelo CREF ( Conselho Regional de Educação Física ), lembrando ao adolescente que não é só a musculação que vai gerar o aumento da musculatura, mas qualquer atividade física aliada com uma alimentação para esse objetivo, de qualquer maneira procure seu professor de musculação para tirar suas dúvidas e boa sorte.

JEFFERSON ALONSO
CREF: 036427-G/SP

OSTEOPOROSE





Parte 1
É uma doença osteometabólica, caracterizada pela diminuição da massa óssea associada a perda da organização microarquitetural trabecular do osso ou seja perda de tecido mole das articulações causando assim quedas e fraturas.
Estima-se que 10% da população mundial venha a desenvolver, 25% das mulheres brancas após os 60 anos;1: 5 mulheres acima dos 75 anos; acima dos 60 anos = relação mulher/homem= 5:1.
De acordo com N.O.F. (National Osteoporosis Foundation):
250.000 fraturas de colo de fêmur anualmente nos E.U.A. e representam de 15 a 20% de mortalidade.
Freqüência: Colo de Fêmur, Vértebras, Punho

Classificação da osteoporose

Osteoporose Primaria:
Involucional: Tipo 1 ou pós-menopausa
Tipo 2 ou senil
Idiopática: Juvenil ou adulto.
Osteoporose secundaria a: doenças endócrinas, imobilização, uso de drogas, alcoolismo, osteogênese imperfeita,gravidez etc.
Manifestações clínicas da osteoporose:
Muitos estudos clínicos referem como uma doença assintomática antes do evento de uma fratura.
Mortalidade quanto as fraturas de colo de fêmur:                        
-condições de saúde geral
-fatores nutricionais
-complicações pós-operatórias
-1/3 retorna ao estado funcional pré-fatura.
Diagnóstico:
-Investigação laboratorial
-Dosagem de cálcio urinário
-Proteina óssea Gla (osteocalcina) no soro.
Diagnóstico Radiológico:
-Radiografia Convencional
-Densitometria Óssea
-Tomografia computadorizada quantitativa
Tratamento:
-Preventivo
-Manutenção da massa óssea
-Correção das causas de queda ou de outros elementos predisponentes de fraturas
-Uso de estrógenos
-Reposição de cálcio e vitamina D
-Uso de fluoretos
-Calcitonina
-Evitar álcool e cafeína pois dificulta a absorsão de vitamina D.
-Tomar sol para potencializar a produção de vitamina D pelo corpo.
-Outras alternativas
De acordo com Mauricio de Arruda campos autor do livro Musculação: Diabéticos, Osteoporóticos, Idosos, Crianças, Obesos. Editora Sprint 2ª edição, 2001.
Fatores responsáveis pela fragilidade do osso:
-Reduzida massa óssea
-Prejudicada reparação de microdanificações causadas por uso normal do osso, com a interrupção da continuidade das lâminas no osso trabecular.
-Quedas; Pelo fato de interrupção de a microanatomia do osso não poder ser detectada clinicamente, o diagnóstico e administração da osteoporose resumem-se no fato de se reconhecer a reduzida massa óssea.Neste contexto é importante distinguir os seguintes termos:
-Osteopenia: Massa óssea reduzida devido a inadequada síntese de osteóides. Osteopenia é uma precondição para a osteoporose.
-Osteoporose: Uma doença esquelética caracterizada pela baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, levando á fragilidade e ao conseqüente aumento do risco de fraturas.
Osteopenia é um fator de risco para a osteoporose e osteoporose é uma disfunção. A osteoporose tem maior incidência nas mulheres do que em homens, por isso, a maior parte das informações a seguir é mais relacionada com as mulheres.

Os benefícios da musculação para prevenção e/ou como parte do tratamento da osteopenia e osteoporose:
-Melhora da flexibilidade
-Aumento da densidade óssea
-Melhora da agilidade
-Hipertrofia das trabéculas ósseas
-Aumento de estabilidade postural
-Aumento de atividade dos osteoblastos
-Melhora do pico de massa óssea (no período pré-menopausa)
-Aumento de síntese de colágeno
-Melhora do equilíbrio
-Incremento de incorporação de cálcio no osso.
-Aumento de força muscular
-Aumento de força e tamanho do osso.
-Aumento de massa muscular

O que você deveria saber sobre a osteoporose

PARTE 2


Sugestão de exercícios que combatem a osteoporose
A modalidade mais indicada é musculação junto com uma alimentação saudável potencializa o ganho de massa óssea, logo classificamos alguns exercícios para algumas partes do corpo, onde a incidência de osteoporose é maior

Sugestão de exercícios que combatem a osteoporose nos ossos do braço
  • Supino no banco reto ou no aparelho especifico.(Peito)
  • Desenvolvimento com halteres ou aparelho especifico.(Ombros)
  • Flexão de braços completa ou com apoios do joelhos.(Braços)
  • Remada máquina fechada.(Costas)
Sugestão de exercícios que combatem a osteoporose na coluna
  • Agachamento
  • Afundo
  • Flexão plantar (panturrilhas)
  • Levantamento Terra
  • Glúteo na Máquina
Sugestão de exercícios que combatem a osteoporose nas pernas
  • Agachamento
  • Afundo
  • Flexão plantar em pé (panturrilhas)
  • Leg Press
  • Leg 45

Alimentos para osteoporose

-Leite integral ou desnatado.
-Yogurte.
-Queijos amarelos
-Requeijão cremoso
-Queijo branco
-Coalhada
-Ovos
-Carne cozida
-Espinafre cozido
-Couve / Brócolis cozido
-Ostras
-Peixe Frito ou grelhado
OBS: Lembre-se essas informações tem somente o intuito de caráter informativo, procure seu médico, e faça exames preventivos, e não deixe de nos procurar, pois quanto mais cedo você começar a praticar musculação, mais cedo seu corpo ira agradecer, boa sorte,um abraço.
     

     Jefferson Alonso Cref 036427-G/SP
     Professor de Musculação e Personal Trainer