domingo, 1 de junho de 2014

O CASO DOS HIPERTENSOS


Depois de um tempo sem colocar artigos no blog, devido alguns probleminhas pessoais, ai vai um grande artigo de um grande professor.

Você tem pressão alta? Ai vai dicas de um grande professor da área de educação física, pois são informações boas para leigos e para os céticos da área.


Artigo escrito pelo Dr. Alexandre Evangelista

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS – O CASO DOS HIPERTENSOS

HIPERTENSÃO
A hipertensão é clinicamente definida como uma elevação na pressão arterial igual ou superior a 140 mm Hg (no caso da pressão arterial sistólica – PAS) ou igual ou superior a 90 mm Hg (para pressão arterial diastólica – PAD). A hipertensão afeta aproximadamente 1 bilhão de indivíduos no mundo inteiro e é responsável direta por 700.000 casos de derrames e 500.000 mortes por infarto anualmente.
Ela também contribui significativamente para problemas nos rins e doenças vasculares periféricas. Estudos apontam que, em média, 75% e 65% dos casos de hipertensão em homens e mulheres, respectivamente, são altamente relacionados com o sobrepeso e obesidade.
AVALIAÇÃO FÍSICA E CLÍNICA
Antes de se engajar em um programa de exercícios, os indivíduos hipertensos devem passar por uma completa e extensiva avaliação médica. Mensuração da pressão arterial, eletrocardiograma (em esforço, de preferência), exames de sangue são os mais indicados para a detecção de possíveis sintomas associados.
PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO
A prescrição do exercício (tanto aeróbio quanto resistido) inclui as seguintes recomendações:
- FREQUÊNCIA: PARA OS EXERCÍCIOS RESISTIDOS RECOMENDAM-SE TREINOS DE 2 A 3X DURANTE A SEMANA. JÁ EM RELAÇÃO AOS EXERCÍCIOS AERÓBIOS A FREQÜÊNCIA VAI DE 3 A 7X NA SEMANA.
- DURAÇÃO/ VOLUME: 30 A 60 MINUTOS PARA OS AERÓBIOS E 1 SÉRIE DE 8 A 20 REPETIÇÕES PARA OS EXERCÍCIOS COM PESOS (DEVEM SER ENFATIZADOS PRIMEIRAMENTE OS GRANDES GRUPAMENTOS MUSCULARES);
- INTENSIDADE: 40% A 70% DA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE RESERVA PARA OS AERÓBIOS E 50% A 60% DE 1RM PARA OS RESISTIDOS.
RECOMENDAÇÕES: Para este tipo de população, os exercícios resistidos não são indicados como forma primária de prescrição. Porém, são bem aceitos quando combinados com os aeróbios (caminhada, pedalar, hidroginástica). Vale lembrar também que os exercícios com pesos devem incorporar baixa resistência com alto número de repetições em fases iniciais.
Outras recomendações incluem:
- O indivíduo hipertenso não deve se exercitar se a PAS em repouso estiver acima de 200 mm Hg ou a PAD acima de 110 mm Hg;
- Beta- bloqueadores podem diminuir a resposta da FC ao exercício submáximo e máximo. Além disso, a utilização desses medicamentos pode ocasionar em hipotensão. Para minimizar esses possíveis efeitos, recomenda-se uma volta a calma gradual após a parte principal da sessão de treino;
- A manobra de valsava (bloqueio da respiração) deve ser evitada durante a pratica de exercícios com pesos;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ACSM´s GUIDELINE FOR EXERCISE TESTING AND PRESCRIPTION. SEVENTH EDITION.LIPPINCOTT WILLIAMS & WILKINS, 2006.
FONTE: ARTIGO BLOG ALEXANDRE EVANGELISTA,

Artigo escrito pelo Dr. Alexandre Evangelista, o qual sou muito fã e divulgo suas idéias, mesmo não o conhecendo pessoalmente, mas o conheço pelos seus livros, pesquisas e vídeos.

Currículo completo do Professor Alexandre Evangelista- Pós-graduação em Metodologia do Treinamento desportivo pela Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos - CUBA;
- Pós-graduação em Treinamento Desportivo pela FMU;
- Pós- graduação em Fisiologia do exercício pela Universidade Gama Filho;
- Doutor em Ciências na área da Saúde pela Fundação Antônio Prudente
- Vencedor da III edição do prêmio "SAÚDE" pela editora Abril na Categoria saúde da mulher em 2008;
- Autor do livro "CORRIDA DE RUA: UMA ABORDAGEM FISIOLÓGICA E METODOLÓGICA". Pela Phorte Editora;
- Autor do livro "TREINAMENTO FUNCIONAL: UMA ABORDAGEM PRÁTICA". Pela Phorte Editora;
- Autor do livro "Treinamento de força e flexibilidade aplicado a corrida de rua". Pela Phorte Editora;
- Palestrante convidado em congressos nacionais e internacionais.